top of page

Última consulta.


Hora da partida?


Não, o começo de uma nova etapa!

Na verdade não deveria existir a “última consulta”, pois o acompanhamento pós tratamento ortodôntico é também uma importante fase.


Conhecida como a fase da contenção, esta etapa é aquela que visa manter os resultados pelo tempo mais longo possível; e sendo assim, não é preciso nem dizer o quanto é importante.


Mas vamos tirar as consultas de “contenção” do jogo e vamos considerar apenas as de

tratamento. Como deveria ser a última consulta?


No meu consultório, a última consulta é aquela em que faço a apresentação dos resultados. É o que eu chamo - o grande momento (do ortodontista)!


Sim, porque é nessa hora que temos todo o direito de mostrar tudo de bom que ocorreu devido ao tratamento.


Se na primeira consulta era a hora de falar menos e escutar mais, agora é o inverso. Temos o direito e o dever de “fazer a festa”. Claro, pois esta é a oportunidade que temos para fazer o nosso marketing pessoal ao mesmo tempo que explicamos ao paciente tudo o que virá pela frente.


Diante dos exames iniciais e finais temos a chance de fazer o comparativo do famoso antes e depois. Podemos e devemos mostrar em detalhes todas as diferenças, mostrando as mudanças positivas e benéficas.


Nesta hora, o paciente já nos conhece. Não tem mais dúvida sobre o nosso trabalho e capacidade. É justo tirarmos proveito da situação para exaltarmos o ocorrido.


É claro que nem sempre tudo são flores. Se por um lado é legal que o lado positivo seja

mostrado, o negativo nunca deve ser escondido. Intercorrências que precisem ser esclarecidas devem ser ditas, com responsabilidade e honestidade.


Afinal, estamos ali para isso. Para mostrar que somos profissionais esforçados e comprometidos, mas acima de tudo somos ÉTICOS.

Viva a Ortodontia!

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page