Sabe qual é o segredo de um tratamento ortodôntico rápido?
Sabe qual é o segredo daqueles profissionais que dizem os dias e as horas de quanto tempo gastou para finalizar um caso (e se gabam disso)?
O segredo "principal" está em uma palavra; ou melhor, na falta dela.
PROCRASTINAÇÃO.
Isso mesmo. Todo ortodontista que finaliza rápido os seus casos, NÃO PROCRASTINA.
Em outras palavras, eles já começam fazendo o que precisa ser feito e não ficam adiando etapas importantes do tratamento.
Colam segundo molar, colocam mini placas ou mini implantes e ativam o aparelho o mais rápido possível.
Simples, né?
Nem tanto!
Porque agilizar tudo isso traz um certo desconforto para o paciente; e ele ou ela nem sempre gosta ou aceita.
Aí está o "x" da questão!
É preciso saber mesclar a colocação rápida do aparelho, com a “quantidade” de aparelho (mini placas, mini-implantes, expansores, propulsores, etc) e oferecer conforto.
Pois não adianta nada você encher o paciente de acessórios, começar a agir o mais rapidamente e ele voltar no outro dia ou na outra semana, pedindo para remover o aparelho.
Nesse aspecto, prefiro pecar (ir um pouco mais lento) na velocidade inicial da montagem do aparelho, mas sem postergar por muito tempo. O ideal é que dentro de 15 a 20 dias, ou no máximo um mês, o paciente já esteja com o aparelho praticamente todo montado e atuando eficazmente.
Ah, também não adianta nada fazer isso, se a montagem não vier acompanhada de um excelente planejamento, baseada em um correto diagnóstico.
Comments