Tempo de Tratamento: o Segregdo.



Sabe qual é o segredo de um tratamento ortodôntico rápido?
Sabe qual é o segredo daqueles profissionais que dizem os dias e as horas de quanto tempo gastou para finalizar um caso (e se gabam disso)?

O segredo "principal" está em uma palavra; ou melhor, na falta dela.

PROCRASTINAÇÃO.


Isso mesmo. Todo ortodontista que finaliza rápido os seus casos, NÃO PROCRASTINA.

Em outras palavras, eles já começam fazendo o que precisa ser feito e não ficam adiando etapas importantes do tratamento.


Colam segundo molar, colocam mini placas ou mini implantes e ativam o aparelho o mais rápido possível.


Simples, né?


Nem tanto!


Porque agilizar tudo isso traz um certo desconforto para o paciente; e ele ou ela nem sempre gosta ou aceita.


Aí está o "x" da questão!


É preciso saber mesclar a colocação rápida do aparelho, com a “quantidade” de aparelho (mini placas, mini-implantes, expansores, propulsores, etc) e oferecer conforto.

Pois não adianta nada você encher o paciente de acessórios, começar a agir o mais rapidamente e ele voltar no outro dia ou na outra semana, pedindo para remover o aparelho.


Nesse aspecto, prefiro pecar (ir um pouco mais lento) na velocidade inicial da montagem do aparelho, mas sem postergar por muito tempo. O ideal é que dentro de 15 a 20 dias, ou no máximo um mês, o paciente já esteja com o aparelho praticamente todo montado e atuando eficazmente.


Ah, também não adianta nada fazer isso, se a montagem não vier acompanhada de um excelente planejamento, baseada em um correto diagnóstico.


Viva a Ortodontia!

148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo