O pior lado da Ortodontia é o Retratamento. Aliás, o pior lado de qualquer especialidade odontológica ou médica.
Retratamento, significa tratar de novo, pois algo não deu certo. Não deve ser confundido com "novo tratamento", que consiste em corrigir recidivas.
A dura realidade do retratamento é que este sempre traz problemas. Algo deu errado e
precisa ser remediado.
A adversidade começa quando as possibilidades de soluções nem sempre são possíveis e termina quando a disposição do paciente em resolver a situação já não é a mesma do início.
Mesmo que as possibilidades de sucesso sejam altas, o retratamento é sempre desafiador. O paciente que precisa ser retratado não tem mais a mesma paciência, justamente quando esta é mais necessária.
Além disso, o operador de um retratamento não tem mais o benefício da dúvida. A
comunicação é mais delicada e todas as atitudes de manejo do tratamento precisam ser muito bem elaboradas. O êxito é a única opção!
O sucesso do retratamento é sempre parcial. No fim, sempre fica uma mácula na
especialidade. O sonho do sorriso perfeito é contado sob uma ótica distorcida, triste e um tanto decepcionante. Fica o mérito para o profissional que conseguiu retratar, mas fica uma mancha no ofício.
Então, fica o recado de que a Ortodontia correta, ética, digna, científica e de respeito é o melhor remédio contra o retratamento. Seguir corretamente os seus preceitos é sempre a melhor opção.
Comentarios