top of page

A quebra do aparelho.



Doutor, o aparelho descolou!

Esta talvez seja a frase menos agradável para os ouvidos de um ortodontista. É tão desagradável que os ortodontistas não dizem que o aparelho descolou, eles dizem que o aparelho “quebrou”.


E é verdade! A descolagem de um bráquete ou qualquer outro acessório é uma quebra. Quebra na sequência, no ritmo e na continuidade do tratamento. Pára tudo! É a hora da consulta caranguejo, aquela que em vez de ir para frente vai de lado ou para trás.


Nem sempre a quebra do aparelho é culpa do paciente. Problemas na montagem existem e o ortodontista faz de tudo para que não ocorram. A questão principal não é de quem é a culpa. A indagação maior é quando a quebra do aparelho ocorre por mau uso?


Não seguir as recomendações e comer o quiser e como quiser é a principal causa de descolagem do aparelho. É preciso lembrar que a resina (cola) que prende os acessórios aos dentes foram desenvolvidas especialmente para este fim e estão preparadas para resistir a mastigação “normal”.


Forças excessivas irão provocar danos, pois as resinas ortodônticas foram feitas para resistir as forças da mastigação até um certo ponto. Elas não são fabricadas para aguentarem um esforço excessivo, justamente para não colocar o dente em risco.

Pode-se comer quase tudo quando se usa aparelho. O que fica de fora são os alimentos duros ou pegajosos. Na verdade, a pior consistência são os alimentos semi-rígidos. Gelo, pipoca, doces duros, chocolate gelado, patas de galinha, de porco, caranguejo, caroços de frutas e tudo aquilo que for parecido com estes alimentos são contra-indicados. Morder canetas, lápis e unhas também quebram o aparelho.


Dá para perceber que os alimentos nutritivos que são consumidos no dia-a-dia não estão na lista. Arroz, feijão, carnes, verduras, legumes e muito mais não são proibidos. Muito pelo contrário, os materiais ortodônticos são desenvolvidos para resistir a mastigação destes alimentos.


Por último, vale lembrar que o objetivo do aparelho ortodôntico não é tirar o prazer de comer de ninguém, o propósito maior é devolver uma excelente mastigação para todos aqueles que procuram os benefícios da Ortodontia. Lembrando sempre que junto com uma boa mastigação vai de brinde um belo sorriso.


Viva Ortodontia!

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page