A magia da Sinergia.


Pode anotar: os melhores resultados dos tratamentos odontológicos são obtidos com a Odontologia Integrada.

Sabe por quê?


Por que são frutos da sinergia. Sinergia, esta palavra mágica que faz com que um mais um seja bem maior do que dois. Que transforma a inocente mistura de carvão, salitre e enxofre na explosiva pólvora. Que cria sorrisos incríveis por meio das parcerias entre as especialidades odontológicas.


Vale lembrar que o trabalho em conjunto de duas ou mais especialidades não leva,

necessariamente, à sinergia. Várias disciplinas podem trabalhar em cooperação sem criar a integração vantajosa.


Desde 1995 que trabalho com equipes "sinérgicas". Aliás, o primeiro curso que ministrei em um congresso da ABOR nacional, em 2001, abordei o tema e o termo. O título era: "A Importância do SINERGISMO no tratamento ortodôntico". Confesso que não fui muito feliz na legenda, pois quase ninguém conhecia o significado de "sinergismo". Porém, o contexto do que falei parece que agradou a quem assistiu, pois a partir daquele evento comecei a receber vários convites para falar sobre esta temática.


Mas voltando ao assunto, para que a verdadeira coesão ocorra é necessário um fator primordial: entendimento.


Os profissionais precisam falar a mesma língua ou, pelo menos, entender o idioma dos outros. O ortodontista não pode e nem deve conhecer apenas o “ortodontês”; é necessário que conheça alguma coisa de “periodontês”, “implantodontês”, "protetiquês" e por aí vai.


Quanto mais conhecimento cada especialista tiver sobre as outras especialidades, melhor. É assim que nasce a união das peculiaridades que dá início ao processo do planejamento sinérgico.


O tratamento integrado multidisciplinar sinérgico faz toda a diferença na vida de profissionais e pacientes. Apesar do nome pomposo e um tanto arrogante, trata-se de uma “tarefa do bem”. Que leva muito além do tão almejado sorriso perfeito, pois impulsiona seres humanos no caminho do sublime, através da colaboração conjunta e do aprendizado mútuo e diferenciado.


Entender que uma parceria sinérgica entre dentistas de especialidades diferentes é o primeiro passo no caminho da excelência fará toda a diferença na vida daqueles que nos são tão caros e importantes: nossos QUERIDOS PACIENTES!


Viva a Ortodontia!

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo