Qual é a melhor época para o tratamento ortodôntico?



Depende!


O que não há dúvida é que não existe limite de idade máxima para a colocação de aparelho.

Quanto a melhor época para o tratamento ortodôntico, esta pode variar dependendo do tipo de má oclusão.


Tratamentos preventivos, interceptativos e corretivos podem ser instituídos em idades precoces dependendo do problema a ser resolvido.

Com relação as medidas preventivas, como o próprio nome já sugere, quanto mais cedo melhor. A prevenção ou eliminação de maus hábitos pode ser iniciada precocemente. Como exemplo, a eliminação do uso da chupeta em crianças com apenas um ano de idade já pode ser considerado como um tratamento eficaz, pois pesquisas mostram que o uso frequente de chupeta já causa efeitos deletérios em uma tenra idade.


Este é apenas um exemplo de muitos. Se eu fosse falar das inúmeras variáveis, certamente, não seria possível em um breve texto. Sendo assim, o melhor é que os responsáveis pelas crianças, com suspeita de problemas de má oclusão, saibam que o ideal é levar os seus filhos para um consulta ortodôntica assim que surja a suspeita de problemas.


A Associação Americana de Ortodontia sugere a idade de 7 anos para a primeira consulta ao ortodontista. Mas é apenas uma sugestão. Em verdade, não existe um idade fixa. Pois como já foi dito, a variedade de problemas a serem resolvidos e a sua respectiva época variam bastante.

A avaliação de clínicos gerais e odontopediatras costumam ser de grande importância para a detecção dos problemas ortodônticos. A possibilidade de consultas precoces faz com que estes profissionais desempenhem papéis significativos no tratamento ou indicação dos jovens pacientes. É por isso que a integração entre as especialidades é tão importante.


Por fim, vale lembrar que existe sim uma época ideal para o tratamento ortodôntico de cada tipo de má oclusão, pois o crescimento e desenvolvimento de cada indivíduo tem um forte relacionamento com o melhor momento para a terapia. Entretanto, é preciso informar, que embora haja um melhor momento para o tratamento, este não tem limite de idade para ser executado. Em qualquer época da vida o indivíduo pode ser submetido a uma terapia

ortodôntica. Embora perca os benefícios da melhor época de tratamento, ninguém está privado de ter um sorriso belo e saudável.


Sempre há tempo para melhorar a saúde, a qualidade de vida e a auto-estima.

Viva a Ortodontia!


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo